quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

CONFIANÇA AVANÇA E OTIMISMO SE RESTABELECE ENTRE EMPRESÁRIOS BAIANOS EM ABRIL

Redação - 10/05/2019 16:21

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Depois de dois recuos seguidos, a confiança aumentou em abril. Com o avanço mais recente, as expectativas voltaram a apontar otimismo no meio empresarial baiano após um mês. Trata-se do segundo maior nível do ano – ainda abaixo do de janeiro, quando a confiança assumiu o mais alto grau desde novembro de 2012.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou sete pontos, melhora de 29 pontos em relação ao registrado em março (-22 pontos) – reposicionando a confiança num patamar semelhante ao de fevereiro passado. A expectativa geral do empresariado baiano, assim, reingressou na zona de Otimismo Moderado.

A melhora observada no nível de confiança, na passagem de um mês ao outro, evidenciou o progresso no indicador de somente um dos quatro grupamentos de atividades: Serviços, com alta de 95 pontos. Por outro lado, a Agropecuária recuou 46 pontos, a Indústria regrediu 60 pontos e o Comércio diminuiu 84 pontos.

Ao fim, em abril, a Agropecuária ficou com 148 pontos; a Indústria, 56 pontos; os Serviços, -39 pontos; e o Comércio, 41 pontos. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de apenas um setor no mês: Serviços.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.