Em mais uma medida de ajuste fiscal, o ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que o governo federal bloqueou nas últimas horas, de forma generalizada, bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, relatos de coordenadores de programas apontam que financiamentos que estavam temporariamente sem uso foram retirados do sistema do órgão de fomento ligado ao Ministério da Educação. As bolsas pertenciam a alunos que já defenderam seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento.
Essa medida é mais uma iniciativa de “contingenciamento” anunciada pelo ministro, que também foi responsável pelo bloqueio em verbas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal Fluminense (UFF) em 30% alegando “balbúrdia”, que logo expandiu para todas as universidades federais, assim como institutos federais.