Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NO QUEIXO OU MENTOPLASTIA?

Redação - 07/05/2019 13:00

Você já ouviu falar da mentoplastia? Mento é o termo médico que se dá ao queixo. Portanto, a mentoplastia é uma cirurgia plástica usada para corrigir alterações nesta região da face. Entretanto, embora a principal indicação da mentoplastia não seja apenas estética, com também funcional, nos últimos anos a procura pelo procedimento apresentou um crescimento elevado, principalmente entre os homens.

O motivo deste interesse repentino pela mentoplastia é que personalidades, como atores, cantores e modelos descobriram na técnica uma forma de melhorar a aparência facial. E com o acesso às informações cada vez mais acelerado, a notícia invadiu as redes sociais, motivando a procura pelo procedimento. Mas, será que a mentoplastia pode ser indicada para qualquer pessoa, principalmente para fins estéticos? Pode haver consequências da cirurgia depois de alguns anos? Quais os riscos do procedimento?

Opinião do especialista

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Philipe Molina Vana, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é preciso muito cuidado com procedimentos que são irreversíveis, principalmente àqueles que alteram a estrutura da face, como a mentoplastia, a rinoplastia e a bichectomia. “É fundamental orientar o paciente que o processo natural do envelhecimento causa mudanças importantes na estrutura facial. Estas alterações devem ser levadas em consideração na hora da decisão pela cirurgia ou não”, reforça o médico.

A região do mento, ou seja, do queixo, é de extrema importância para a harmonia facial. Algumas pessoas apresentam deformidades ou alterações anatômicas no mento que afetam a estética e as funções do organismo que dependem dessa estrutura, como fala, mastigação, respiração, entre outras. “Nestes casos, a mentoplastia é muito bem indicada. Normalmente, é realizada por um cirurgião buco-maxilar em conjunto com um cirurgião plástico, pois é preciso mexer na estrutura óssea, realizando cortes ou enxertos, além do trabalho estético para uma boa aparência final”, explica Dr. Molina.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.