domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

MINISTRO DIZ QUE CORTE NA EDUCAÇÃO É “MIGALHA” E QUE FIES É “TRAGÉDIA”

Redação - 07/05/2019 15:29 - Atualizado 07/05/2019

Para o ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, o bloqueio orçamentário de 30% nas universidades federais do país é uma “migalha”. “É sacrossanto o orçamento? Não podem economizar nem uma migalha?”, disse, durante audiência na Comissão de Educação, no Senado, nesta terça-feira (7).

Determinado a causar mais polêmicas, o ministro ainda considerou de “desastre” e “tragédia” o Fies, programa de financiamento estudantil criado no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e ampliado na gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o Estadão, ele visitou o Senado para apresentar as diretrizes e programas prioritários para a pasta. O ministro reforçou o foco da gestão na educação básica.

Ainda segundo a reportagem, ele negou que haja corte de recursos para as universidades federais e disse que houve um contingenciamento. “Se a economia tiver crescimento, com a aprovação da Reforma da Previdência, se descontingencia o recurso. Não há corte, a economia impôs o contingenciamento diante da arrecadação mais fraca e nós obedecemos”, disse.

Ele também indicou a intenção de reduzir investimentos na área de Humanas e direcioná-los a disciplinas de Exatas ou Biologia, por conta dos resultados trazidos por pesquisas. “O diálogo tem que ser feito com base em números, dados e premissas racionais. Que a gente se livre um pouco dos preconceitos”, comentou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.