terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.5619 Dólar 5.1244

MINISTRO APRESENTA NO SENADO DIRETRIZES E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO

Redação - 07/05/2019 12:17

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, está no Senado nesta terça-feira (7) para apresentar as diretrizes e programas prioritários da pasta aos senadores da Comissão de Educação. A audiência foi aberta às 11h pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), vice-presidente da Comissão de Educação. Weintraub assumiu o Ministério da Educação (MEC) há um mês, após Vélez Rodríguez ser demitido por Bolsonaro. A gestão de Rodríguez durou três meses e foi marcada por controvérsias e recuos como a intensa troca de cargos e frases polêmicas.

Entre as metas apresentadas pelo ministro, estão: Foco na educação básica, aprimorando o fundo de manutenção de desenvolvimento da educação básica e da valorização dos professores da educação (Fundeb); MEC como indutor de política da educação nacional; Gestão técnica orientada à entrega de resultados; Construção de um sistema educacional nacional orientado pelo mérito e para o mérito; Fixação de incentivos para as adoção das melhores práticas nacionais e internacionais em gestão da educação; Disciplina, ordem, respeito a todos no espaço da educação público e privados; Respeito à liberdade e diversidade de pensamento; Investimento em capital humano para aumentar a competitividade da economia brasileira.

De acordo com o G1, o ministro abriu a audiência falando sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), dando um panorama sobre o ensino no Brasil. Depois, citou os pontos do Plano Nacional de Alfabetização. O ministro disse que não vai priorizar um ou outro método de ensino. “Não se trata de falar de um método ou outro. É qualquer método empregado que esteja avaliado em evidências científicas. Tem que ter número comprovando isso”, disse.

“A gente não quer impor nada a ninguém, a gente quer abrir o debate, quer conversar. Dizer assim: alguma coisa está errada. Por isso a nossa educação é muito pior do que a dos nossos vizinhos na América Latina.” Apesar de a agenda no Senado ser sobre as prioridades da Educação para a gestão atual, a expectativa é que Weintraub se pronuncie sobre o anúncio do corte de 30% o orçamento das universidades e institutos federais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.