O governo cedeu à pressão de parlamentares e vai aumentar o número de ministérios do Executivo. O Ministério do Desenvolvimento Regional será desmembrado em duas pastas: Ministério das Cidades e Ministério da Integração Nacional. A informação foi confirmada pelo líder do governo no Senado e relator da Medida Provisória (MP) da reforma administrativa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Segundo o senador, a decisão foi tomada anteriormente, em uma outra reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na manhã desta terça-feira, e o desmembramento em duas pastas foi pedido por “vários líderes”, que alegaram ser importante ter um ministério exclusivo para tratar dos municípios, “em meio à crise financeira”. “O presidente concordou e disse que podemos avançar nisso”, disse.
No primeiro dia de mandato, o presidente Jair Bolsonaro havia retirado as atribuições do Consea por meio da MP 870, e transferido a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para a responsabilidade do Ministério da Cidadania.