quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

DIETA PEGANA: A NOVA TENDÊNCIA NA LUTA CONTA A BALANÇA

Redação - 07/05/2019 07:00 - Atualizado 07/05/2019

Um dos assuntos mais buscados no Google nos EUA (no Brasil ainda não) nos primeiros meses de 2019, a dieta pegana (combinação da dieta paleo e a vegana) pode ser a bola da vez! A procura começou depois que seu criador, Mark Hyman, publicou o livro “Comida: afinal de contas o que devemos comer” há um ano.

A dieta pegana é uma combinação da dieta paleo e a vegana. A primeira é baseada em alimentos semelhantes àqueles que existiriam no período Paleolítico e que normalmente contêm carne magra, peixe, frutas, vegetais, nozes e sementes. Já a vegana exclui todos os alimentos de origem animal, incluindo ovos e laticínios.

Dá especial importância a alimentos frescos de origem vegetal, mas também adiciona produtos orgânicos de origem animal, como peixe e carne gordurosos. Grãos de quase qualquer tipo (incluindo cereais integrais) e leguminosas são proibidos. É aí é que está o ‘xis’ da questão. “O que o autor prega não é muito distante do que sabemos e praticamos. Mas o que me intriga é saber por que diabos ele cortou os cereais, alimento super importante desde a antiguidade?”, indaga a chef de gastronomia vegetariana e crua Inês Braconnot.

Para os nutricionistas, trata-se de uma faca de dois ‘legumes’. Alguns apontam vantagens, como a retirada de embutidos da alimentação, mas, por outro lado, dizem que dieta pegana proíbe alimentos considerados fundamentais, como carboidratos, legumes e laticínios.

“De um lado ela é boa pois promove uma alimentação mais saudável, tirando açúcares e embutidos. Por outra, restringe alimentos fundamentais para a dieta, tipo feijão, que é essencial. Retirar grupos de alimentos pode significar a falta de vitaminas essenciais”, afirma a nutricionista Karine Menezes, com base na recomendação da Organização Mundial da Saúde, em relação a porcentagens e listas dos diferentes alimentos que devemos incluir em nossa alimentação diária.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.