sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MINISTRO DA EDUCAÇÃO PODE SER CONVOCADO A PRESTAR ESCLARECIMENTO SOBRE CORTE DE 30% A UNIVERSIDADES FEDERAIS; REQUERIMENTO FOI FEITO POR DEPUTADO BAIANO

Redação - 03/05/2019 19:00

O coordenador da bancada baiana no Congresso Nacional, deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), protocolou, nesta sexta-feira (3), um requerimento para convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para dar explicações na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público a respeito do corte de 30% de verba para as universidades federais. “São inúmeros desencontros de informações, numa verdadeira demonstração de declaração de guerra ao pensamento crítico, científico e a autonomia das Universidades”, argumentou.

“Diante da gravidade e da ameaça que o conjunto das informações, caso se consolide, venha representar para a educação brasileira, para sociedade e para o mundo do trabalho é que propomos o referido requerimento de convocação do Ministro da Educação, Senhor Abraham Weintraub para expor sobre o plano de trabalho e metas do referido Ministério. Contando com o apoio dos nobres Pares, temos a certeza da aprovação do presente requerimento”, finaliza Daniel.

O Ministério da Educação anunciou que cortar recursos de universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia” em seus câmpus. Três universidades já foram enquadradas nesses critérios e tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.