O governo Rui Costa (PT) vai se reunir na próxima segunda-feira (29) com os secretários estaduais de educação e administração para discutir a situação dos técnicos de universidades estaduais que, de acordo com Rui “não estão em greve” e já sentaram para discutir com o governo. “Nós ouvimos todas as demandas apresentadas pelos técnicos, já solicitei as propostas e cálculos financeiros para que ainda nesta semana possamos dar um retorno. Nós reavaliaremos a situação deles já que estão com o salário baixo em comparação com o mínimo”, garantiu Rui.
Sobre os professores que estão com atividades paradas há quase 20 dias, o governador disse já anunciou as propostas para a classe. “Apesar deles terem deflagrado a greve antes de conversar com o governo, já disse que podemos liberar as promoções, mudar o plano e a estrutura de cargos além de reformar os laboratórios. Com isso, teremos 900 promoções e todos os outros ajustes custando quase R$ 36 milhões” explicou Rui.
Rui ainda destacou que a Bahia está entre os três estados do país que mais investem em ensino superior. “Estamos num período de crise no país e têm estados que nem se quer pagam em dia os professores. A Bahia, São Paulo e Paraná são os três estados investemmais na educação superior disparados seja proporcionalmente ou em valor nominal”, conclui.