quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

PESQUISADORES DESENVOLVEM BISCOITOS MAIS NUTRITIVOS

admin - 26/04/2019 07:00 - Atualizado 26/04/2019

Biscoito ou bolacha? O nome não importa, mas a composição e os ingredientes sim. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, os recheados são os mais vendidos, seguido por água e sal. O Brasil é o segundo país que mais consome o produto, atrás dos Estados Unidos.

Por isso é muito importante procurar biscoitos mais saudáveis. Na Universidade de Mato Grosso do Sul, no laboratório de processamento de alimentos, as pesquisadoras estudam os frutos nativos do Centro-Oeste. Tem a guavira, rica em vitamina C, cumbaru, conhecido por baru, que é um super alimento que ajuda no combate ao colesterol, e a bocaiuva, rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, óleos importantes para prevenir doenças do coração. Dos frutos saem as farinhas. E todos os ingredientes nutritivos podem ser usados para fazer receitas em casa, inclusive biscoitos.

Em uma receita de biscoito caseiro, as pesquisadoras indicam substituir de 20% a 30%, pela farinha de bocaiuva ou de jatobá. “O jatobá tem três vezes mais cálcio que o leite. Ele pode ser importante como um adicional na dieta das pessoas”, explica a tecnóloga de alimentos Juliana Biazon.

No laboratório da faculdade de Agronomia da USP, em Piracicaba, no interior de São Paulo, pesquisadores estão criando biscoitos reaproveitando partes que são descartadas. A pesquisadora Nataly de Toledo está estudando o melão, maçã e abacaxi.

Para a transformação dar certo, ela secou os resíduos de frutas no processo a frio para não caramelizar e fez uma farinha que substituiu 15% da farinha de trigo. “Eles são mais ricos em fibras, minerais e também compostos antioxidantes que vão ajudar a prevenir o envelhecimento”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.