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COM ECONOMIA LENTA, FAMÍLIAS PRETENDEM CONSUMIR MENOS

Redação - 26/04/2019 12:36

A intenção de consumo das famílias voltou a cair em abril, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). A queda, de 1,9%, foi a segunda consecutiva do indicador, que já havia recuado 0,4% no mês anterior. De acordo com a entidade, foi a primeira vez que houve duas quedas seguidas desde julho do ano passado, quando o país ainda se recuperava dos prejuízos provocados pela greve dos caminhoneiros.

Em abril, a CNC apontou queda em todos os subíndices do indicador: momento para duráveis teve queda de 5,8%, enquanto perspectiva de consumo caiu 3,3%. Foram registradas quedas também em perspectiva profissional (-1,7%) e avaliação quanto ao emprego atual (-1,6%).

Em nota, a entidade aponta que a queda “maior cautela das famílias para consumir diante do aumento dos preços, dos juros altos e do nível de endividamento”. Segundo a Confederação, “as incertezas de curto prazo quanto aos rumos da economia, em virtude principalmente das dificuldades de melhora no mercado de trabalho, contribuíram para compor um quadro de relativo desânimo entre as famílias brasileiras”.

Por regiões, as maiores quedas da intenção de consumo das famílias foram registradas nas regiões Sudeste (-3,2%) e Nordeste (-1,7%). A região Norte foi a única a registrar crescimento, de 2,5%.

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