Os moradores e visitantes de Salvador já podem utilizar mais uma ferramenta que vai facilitar o deslocamento pela capital baiana, através do celular. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os taxistas e que atende a uma demanda da categoria, o aplicativo Táxi Mobi foi lançado hoje, no Palácio Thomé de Souza, no Centro. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, além do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, demais autoridades, representantes dos táxis e imprensa.
Utilizado em fase de testes no Carnaval, o Táxi Mobi vai permitir ao usuário solicitar um táxi em qualquer lugar da cidade e o melhor: sabendo que estará utilizando um transporte seguro, como ressaltou o prefeito. “Esse serviço oferecido pelos taxistas é acompanhado e regulado pela Prefeitura. Esse aplicativo, inclusive, vai permitir um gerenciamento completo por parte da Semob da frota de táxis na capital, ajudando a tomar decisões no intuito de facilitar a vida do usuário de transporte de Salvador”, afirmou ACM Neto.
O gestor lembrou ainda que a iniciativa fortalece ainda mais a qualidade do serviço prestado pelos taxistas na capital baiana. “Não só pela importância histórica, mas por uma cidade com apelo turístico como Salvador, os taxistas precisam ter um serviço de qualidade e que agregue ainda mais à imagem da cidade”, completou o prefeito.
O Táxi Mobi segue outras soluções digitais adotadas pela Prefeitura na área de mobilidade. Dois desses exemplos são os aplicativos CittaMobi, disponibilizado desde 2015 para acompanhamento do horário e roteiro dos ônibus pelos usuários, e o Kim, lançado em 2017, para recarga de cartões de transporte através do celular. Nos próximos 60 dias, outra ferramenta semelhante será lançada para a população, desta vez envolvendo o serviço de mototáxi.
Com relação à tarifa, a novidade é que todas as corridas, em qualquer dia e horário, são feitas com desconto de 20% sobre o valor da Bandeira 1 que, de acordo com o decreto municipal, é de R$2,42 por km rodado. O pagamento pode ser feito à vista, com cartão de crédito ou débito ou mesmo pela solução Inapp, onde o cliente cadastra o cartão a ser utilizado para pagamento de todas as viagens.