domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

CATARINENSE ‘DESAPARECIDO’ EM BRUMADINHO ESTÁ EM SALVADOR

Redação - 18/04/2019 18:20 - Atualizado 18/04/2019

Evandro Schwirkowsky de 23 anos, dado como desaparecido na tragédia socioambiental em Brumadinho, na Grande BH, em 25 de janeiro, está em Salvador desde a data da tragédia. O catarinense entrou em contato com a família, em Santa Catarina nessa terça-feira (16). Em 12 de fevereiro, em uma entrevista ao portal G1, de Santa Catarina, o pai de Evandro, o agricultor Mauricio Schwirkowsky afirmou ter falado com o filho no Natal de 2018. À época, o homem chegou a fazer coleta de material genético para o Instituto Geral de Perícias (IGP), em Corupá, Norte catarinense, onde vive, para reconhecimento do corpo do filho em Minas. “Eu estou muito chocado. Estou com 51 anos e estou acabado”, disse o pai, pensando que o filho havia morrido soterrado pela lama.

Foi o companheiro de Evandro, Edemilson de Jesus Silva, quem acionou as equipes de resgate em Brumadinho. Segundo Silva, ele e Evandro tinham acabado de mudar para Salvador (BA) e que, dias depois, o companheiro seguiu para Brumadinho em busca de emprego. No dia da tragédia, uma hora antes do rompimento da barragem, Evandro confirmou que estava na cidade mineira, perto de uma pousada e de uma linha de trem, e que iria buscar água. E não deu mais notícias, nem para o companheiro, nem para a família.

Nessa terça-feira (16), à NSC TV, Evandro Schwirkowsky disse que estava em Brumadinho e saiu da cidade uma hora antes do rompimento da barragem. Ele ainda conta ter voltado para Salvador e ficou vagando pelas ruas, pois não queria voltar para casa e prejudicar o companheiro Edemilson, com medo que a família de Corupá os encontrasse. O casal homossexual teria saído fugido de Corupá, pois sofria represálias e discriminação na cidade onde vivia.

“Eu peço perdão a todos, peço perdão ao Meu Deus, peço perdão ao meu companheiro, que foi a pessoa que mais sofreu. Fiz tudo isso porque meu pai não aceitava o fato de eu ser gay e ser casado com um homem. Estive mesmo em Brumadinho, mas, pela graça do nosso Deus, saí uma hora antes do ocorrido”, disse Evandro Schwirkowsky em vídeo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.