sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SESSÃO PARA VOTAR PREVIDÊNCIA TEM GRITARIA E CONFUSÃO

Redação - 17/04/2019 12:17 - Atualizado 17/04/2019

Após aprovação de requerimento para colocar a reforma da Previdência como primeiro item da pauta, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara foi tomada por gritaria, batidas de mão nas mesas e parlamentares pressionando os responsáveis pela sessão. No momento da votação, o relator não estava presente, o que provocou a reação dos opositores, segundo informações do site Metropoles.

O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), disse que não era regimental a exigência da presença. Mas, diante da reação, foi obrigado a suspender a sessão por 15 minutos, que acontece desde as 10h desta quarta-feira (17).

Desde o início da reunião para votar o parecer sobre a constitucionalidade da reforma da Previdência o clima é tenso entre a oposição e o governo. Inicialmente, o grupo contrário apostou que o governo não teria quórum suficiente para que a reunião pudesse acontecer e não registrou presença, mas os aliados superaram o número mínimo de 34 presentes.

Como a estratégia não deu certo, a oposição compareceu em peso à CCJ. Os parlamentares contrários ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) desejam levar a votação para a próxima terça-feira (23/04/19), enquanto o governo pretende mantê-la para esta quarta.

Já os partidos de centro querem que o governo faça alterações no texto da reforma, ainda na comissão, para assim votarem a favor da constitucionalidade da proposta. De início, a deputada Talita Petrone (PSol-RJ) apresentou um pedido para cancelar a reunião devido à restrição do acesso de pessoas ao plenário. O requerimento, no entanto, não foi aceito pelo presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.