sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CONSTRUTORAS DO MINHA CASA MINHA VIDA AMEAÇAM PARALISAR OBRAS NA BAHIA

admin - 17/04/2019 18:20

O maior programa de habitação popular do país, Minha Casa Minha Vida (MCMV), pode ter as obras paralisadas na Bahia. As construtoras ameaçam demitir 50 mil trabalhadores no estado, uma vez que estão há três meses sem receber regularmente os repasses do governo federal. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), empresários aguardavam a regularização até março. Para o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique, o fato representa um retrocesso para a economia.

“O Minha Casa Minha Vida é um dos programas de maior impacto para as famílias de baixa renda. Representa a esperança de ter sua casa própria, construída com toda infraestrutura necessária. Além de inibir o surgimento de favelas e habitações precárias. Para nosso setor, tem sido uma das poucas oportunidades de negócios, envolvendo empresas de pequeno e médio porte, gerando desenvolvimento local”, afirma.

Dados do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) apontam que a Bahia possuía 9.101 obras paralisadas em 2018. Para este ano, a verba destinada ao Minha Casa Minha Vida é de R$ 61 bilhões, incluindo os subsídios do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ao todo, pelo menos R$ 450 milhões não foram pagos pela União, entre janeiro e março deste ano. Empresários da construção civil ouviram de técnicos do governo, durante reunião com representantes da Caixa Econômica e da União, que a prioridade é aprovar reforma da Previdência, antes de regularizar os repasses.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.