quarta, 09 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 6.117

TORNEIRA ABERTA: ESPECIALISTAS PROJETAM CHUVA ATÉ JULHO EM SALVADOR

Redação - 13/04/2019 19:21 - Atualizado 13/04/2019

No Outono das folhas secas, vai sobrar chuva em Salvador. A fase de transição entre Verão e Inverno trouxe, além da diminuição da temperatura ambiente, característica do período, a sensação de que há um chuveiro aberto sobre a capital, onde o sol tem feito aparições tímidas. E os meteorologistas adiantam que a previsão é de que a torneira continue aberta até, pelo menos, os festejos do São João.
Desde o início da estação, em 20 de março, as chuvas têm dado pouca trégua aos soteropolitanos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abril registrou, até esta sexta-feira (12), 172,3 milímetros de chuva, quase 60% dos 295,7 milímetros esperados para todo o mês. A explicação para o grande volume de chuva, mesmo nos dias em que o sol tem dado o ar da graça, não tem ligação nenhuma com o humor de São Pedro. Primeiro que, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o período de março a julho é mesmo o que mais chove na Bahia.
Somado a isso, as águas do Oceano Atlântico, superaquecidas devido à quentura do Verão que acabou de terminar, colaboram para a formação de nuvens que são levadas por ventos úmidos até a faixa centro-leste do estado, especialmente nas regiões mais próximas ao litoral. É o caso de Salvador. O Inema também explica que, apesar do mau tempo, o Outono tem algumas características típicas do Verão, como nuvens convectivas intensas – que provocam chuvas rápidas, mas intensas.
Em outras palavras, os especialistas explicam que o sol tinha tudo para estar brilhando, mas o mar, de tão quente, favorece a evaporação do ar e, consequentemente, as nuvens chegam à costa tão cheias de água que não tem jeito: a chuva cai sem dó. O Inema acrescenta que as chuvas deste período são, em geral, acompanhadas por raios e rajadas de vento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.