sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EXCLUSIVO FAIXA DO MINHA CASA MINHA VIDA SOFRE COM A FALTA DE RECURSOS E OBRAS ESTÃO PARADAS NA BAHIA

Redação - 12/04/2019 07:00 - Atualizado 12/04/2019

Por João Paulo Almeida

A faixa 1 do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida está sofrendo com o contingenciamento de recursos do governo federal. Em contato com o portal Bahia Econômica, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique explicou que existem hoje no Brasil 8 mil unidades que estão com recursos a receber do programa e existem casos que os atrasos chegam a 120 dias.

“O Programa Minha Casa Minha Vida está passado por uma situação muito complicada e que se não for resolvida pelo governo federal pode acabar. Existem hoje 8 mil obras no Brasil que começaram e que estavam liberadas pelo governo e que devido ao contingenciamento de recursos federais estão paralisadas em todo país”.

Carlos também explica que devido as obras estarem em uma situação muito complicada, os donos das construtoras estão sendo obrigados a demitir seus funcionários e isso pode afetar diretamente a construção civil na Bahia em 2019. “O mercado já está sofrendo a medida do governo federal. Existem muitas obras paradas e os trabalhadores sendo demitidos”, disse o presidente.

Também em contato com o portal, o sócio diretor da construtora Terra Santa, Carlos Leal, que atua no município de Maracás na Bahia afirmou que a obra de 100 unidades na região está paralisada por falta de repasse do Governo Federal. Segundo Carlos todos os procedimentos técnicos foram realizados junto a Caixa Econômica de Itabuna e o contrato para o banco da região está regular. Porém, a caixa econômica federal suspendeu o contrato por falta de recursos e corte no programa.


A expectativa do setor é que o ministro do desenvolvimento anuncie ainda a liberação dos recursos para esses oito mil casos de obras paradas em todo país.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.