RENTABILIDADE DE BANCOS BRASILEIROS É A MAIOR EM 7 ANOS, DIZ BC

RENTABILIDADE DE BANCOS BRASILEIROS É A MAIOR EM 7 ANOS, DIZ BC

A rentabilidade dos bancos brasileiros terminou 2018 no maior patamar em sete anos, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (11) pelo Banco Central. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido do sistema bancário nacional alcançou 14,8% em dezembro do ano passado, sendo o maior patamar, para o fechamento de um ano, desde 2011 – quando estava em 16,5%.

O sistema bancário manteve a trajetória de aumento da rentabilidade no segundo semestre de 2018, alcançando níveis pré-crise. No caso dos bancos públicos, o indicador chegou a 12,8% no final do ano passado. Já os bancos privados tiveram um índice maior: 15,6%. De acordo com o relatório, nos últimos dois anos, os bancos públicos apresentaram um ritmo mais rápido na evolução dos resultados, atingindo níveis de rentabilidade mais próximos aos dos bancos privados.

Segundo o BC, a melhora da rentabilidade do sistema bancário, que ocorreu apesar da redução dos resultados de tesouraria e da estagnação das carteiras de crédito para as empresas, pode ser explicada principalmente pela redução das despesas de provisão (dinheiro reservado para o caso de inadimplência) e dos custos de captação de dinheiro pelos bancos e pelos ganhos de eficiência operacional.