quarta, 02 de abril de 2025
Euro 6.17284 Dólar 5.6659

MULTAS APLICADAS À VALE APÓS BRUMADINHO VÃO PARA 7 PARQUES

Redação - 08/04/2019 12:00

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a multa de R$ 250 milhões aplicada à Vale pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por causa do rompimento da barragem em Brumadinho, na Grande BH, será convertida em investimento em sete parques ecológicos de Minas Gerais.

De acordo com ministro, como a companhia pode recorrer e, para evitar uma discussão administrativa, foi proposto à Vale que converta a multa em investimentos em ecoturismo. Para Salles, o investimento vai proporcionar infraestrutura ao turismo.

“Então é uma grande oportunidade para o estado de Minas Gerais ter um grande investimento nesse montante de R$ 250 milhões, investimento esse que traz não só conservação do meio ambiente, mas justamente a oportunidade de emprego e desenvolvimento de um estado que está muito fragilizado por causa dos problemas da mineração”, afirmou em entrevista à GloboNews na manhã desta segunda-feira (8).

Perguntado sobre a certeza de que os recursos seriam aplicados nas unidades de conservação em vez de, por exemplo, irem para o caixa do Tesouro, Salles disse essa seria a melhor saída para a população. Ainda segundo ele, a iniciativa será juridicamente discutida, mas adiantou que a Vale e o governador Romeu Zema estão de acordo com a proposta.

“É muito melhor usar o recurso para desenvolvimento do ecoturismo dos sete parques nacionais do que simplesmente recolher a multa e ir para o superávit fiscal”, defendeu Salles. O ministro ainda salientou que as sete unidades de conservação, depois de reorganizadas, poderão ser preparadas para uma concessão futura a empresas particulares, como está sendo feito em um parque na Região Sul do Brasil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.