A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram a entrega de certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir). Na quinta-feira, 04, em Laje, foram concedidos 431 certificados ambientais rurais, totalizando 1.778 documentos já entregues no município. O documento permite a regularização ambiental de imóveis rurais e é concedido a agricultores familiares com imóveis de até quatro módulos fiscais.
No primeiro trimestre de 2019, agricultores das cidades de Aramari, Cachoeira, Camamu, Canápolis, Cansanção, Caraíbas, Itacaré, Jaguaripe, Jussari, Mansidão, Nilo Peçanha, Rio do Antônio, Taperoá e Laje receberam um total de 10.581 cadastros com um investimento de mais de R$ 750 mil. Iniciado em 2014, o contrato celebrado entre o Inema e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) como a responsabilidade de articulador, já realizou, por meio de empresas contratadas, o CAR/Cefir de cerca de 360 mil propriedades rurais com até quatro módulos fiscais. A meta é de aproximadamente 400 mil cadastros até o final do ano.
O trabalho de cadastramento continua no interior do estado a fim de ampliar o número de pequenas propriedades regularizadas. Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.