Está programada para ser lançada ainda neste semestre uma licitação para renovar a frota de ônibus metropolitanos, que circulam na região de Salvador. A Agerba, órgão responsável pelo sistema afirmou que a concorrência estava prevista para dezembro de 2017, mas sofreu adiamentos para ser discutida em audiências públicas e atualmente passa por adaptações.O governador Rui Costa já havia prometido a licitação (Veja mais detelhes).
Os ônibus metropolitanos atendem cidades como Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé e Madre de Deus. De acordo com a Agerba, a licitação deve renovar toda a frota de 350 veículos. De acordo com o órgão do governo do estado, os ônibus deverão ser equipado com ar-condicionado, GPS, câmeras de monitoramento, wi-fi e itens de acessibilidade. “Atualmente o edital está passando por adequações para atender as reivindicações feitas nas consulta e audiência públicas. O edital deverá ser lançado ainda neste primeiro semestre”, diz nota da Agerba.
Ontem (4), o valor da tarifa dos ônibus metropolitanos sofreu por reajuste e passou a custar de R$ 4 – preço dos coletivos que circulam apenas em Salvador – a R$ 7,90. Integrantes da oposição ao governo criticaram o aumento alegando que a gestão estadual não cobrou contrapartidas das empresas que administram o transporte.