sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

GUEDES: REFORMA PREVIDENCIÁRIA TEM QUE SER JÁ E TEM DE SER POTENTE 

Redação - 05/04/2019 12:06 - Atualizado 05/04/2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (5) que está tranquilo quanto à condução da reforma da Previdência e falou em “rumores” em torno de sua articulação no Parlamento pela aprovação do texto. “Se as principais lideranças do país estão comprometidas com a reforma, eu vou ter medo de quê? Vou tratar com um certo desrespeito quem me desrespeitou? São rumores, acontece”, disse. A afirmação foi feita durante evento do grupo Lide em Campos do Jordão, no interior paulista.

O ministro afirmou que é preciso fazer “já” a reforma da Previdência e que ela tem de ser potente. “Tem de atacar a reforma previdenciária já e tem de ser potente. E tem de mudar o regime”, defendeu o ministro, em crítica ao regime de repartição previdenciária. Para Guedes, diante do “diagnóstico inescapável”, “não tem nada a ver com direita ou esquerda” a defesa das reformas.

O ministro mencionou os apoios dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Acolumbre, além do governador paulista, João Dória, em torno da proposta de reformar a Previdência. “Pode haver dúvida se a reforma vai ter [uma economia] de R$ 1 trilhão mesmo ou se só vão fazer um remendo no sistema. “Isso pode ter dúvida, mas que vão atacar de frente [para aprovar a reforma] não tenho, não menor dúvida”.

Sem dar detalhes, Guedes disse ainda que vai divulgar em 30 dias um plano de equilíbrio financeiro par ajudar estados e municípios a sobreviver. Segundo ele, o dinheiro vai sair do pré-sal. “A mudança de eixo não é mais o governo central e sim estados e municípios”, disse. O ministro disse também que a União não precisa expandir mais, por já ser muito grande, e que a reforma do Estado será um dos pilares de seu governo, junto da Previdência e privatizações.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.