A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou aproximadamente seis audiências públicas, propostas por diferentes integrantes do colegiado. Os encontros estão previstos para acontecer até junho deste ano e os assuntos que devem ser discutidos com a sociedade são sobre saúde e juventude, cirurgias ortopédicas e estágio em hospitais públicos. A primeira audiência pública está prevista para a próxima terça-feira (9), às 10h, mesmo horário das reuniões da Comissão de Saúde. A pauta do encontro, proposta pela deputada Fabíola Mansur (PSB), será o uso do Canabidiol – um composto químico encontrado na planta Cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha. De acordo com estudos científicos, a substância pode ser utilizada no tratamento de doenças, a exemplo da epilepsia.
Na terça-feira seguinte, dia 16 de abril, às 9h, o colegiado fará uma audiência pública na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, localizada no bairro do Comércio. No encontro, o secretário municipal da pasta, Luiz Antônio Galvão, apresentará a estrutura da saúde municipal e os projetos da prefeitura da capital baiana para o setor. No dia 23 de abril, a comissão discutirá de forma aberta ao público os problemas encontrados por estudantes de faculdades particulares para ingressarem em estágios em hospitais da rede estadual e federal. Proposta pelo deputado Alex da Piatã (PSD), a última audiência pública de abril será durante visita do colegiado à Policlínica de Feira de Santana, no dia 30, às 8h. Os parlamentares terão a oportunidade de acompanhar o funcionamento da unidade e ouvir a opinião da população.
Para encerrar o calendário aprovado até o momento pela comissão, serão debatidos o atraso na realização de cirurgias ortopédicas e questões relacionadas à saúde dos jovens no que tange a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), previstas para os dias 7 de maio e 11 de junho, respectivamente.