segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

RUI REFORÇA IDEIA DE PPP DA EMBASA E SINDAE REAGE ALEGANDO QUE GOVERNO TEM OBSESSÃO POR PARCERIAS PRIVADAS

Redação - 02/04/2019 06:57

Mesmo sem ainda ter confirmado nada, o governador Rui Costa (PT) deve mesmo colocar o engenheiro civil Cláudio Villas Boas para assumir o comando da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A indicação foi consolidada em reunião entre nomes do PT na última sexta-feira (29) e contaria com a aprovação do governador. Nome de fora da área de gestão em água e esgoto, Villas Boas terá como função aumentar a interlocução da Embasa com o setor privado. Nesta segunda-feira (1°), Rui confirmou que adotará Parceria Público-Privada (PPP) para aumentar os investimentos na estatal.

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae) classificou como “equívoco” o anúncio do governador Rui Costa de que vai investir em saneamento básico por meio de parcerias público-privadas, as famosas PPPs. Em nota, o sindicato chamou a ideia de Rui de “uma incompreensível obsessão por essa parceria privada”. “O governador está deixando de lado estudos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que não recomendam essa opção e está menosprezando um exemplo danoso bem perto dele, que é a PPP do emissário submarino da Boca do Rio”, escreveu o Sindae.

De acordo com a entidade, a PPP desse emissário foi um contrato assinado no final do governo Paulo Souto, em dezembro de 2006, e que, logo no início da gestão de Jaques Wagner, teve brutal redução. O valor caiu de R$ 738 milhões para R$ 619 milhões. “Uma cifra escandalosa num contrato assinado com a Odebrecht, mostrando antiga relação do governo baiano com a construtora que hoje figura no centro de um brutal esquema de corrupção com o poder público”, argumentou. Além da Odebrecht, Cláudio Villas Boas atuou em outras empreiteiras do ramo da construção civil, como a OAS. Para defender a indicação do quadro contra argumentos de que Villas Boas não conhece o setor em que atuará, petistas já afirmam nos bastidores que a Embasa tem quadros técnicos “consistentes” para garantir o funcionamento. O novo diretor deverá focar em atrair investimentos a empresa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.