O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu na manhã desta terça-feira (2) um grupo de deputados de diferentes partidos para discutir as reformas da Previdência e Tributária. O encontro aconteceu na residência oficial da presidência da Câmara. Os parlamentares começaram a chegar por volta de 9h30 e até a última atualização desta reportagem a reunião ainda não havia terminado.
Considerada prioritária pela equipe econômica para recuperar as contas públicas, a reforma da Previdência começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na semana passada com a indicação do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG).
A expectativa dele é a de que seja votada no colegiado entre os dias 16 e 17 de abril. Líderes de 13 partidos, que somam quase 300 deputados, já manifestaram apoio à matéria, mas vetaram mudanças na aposentaria rural e nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas com deficiência e idosos carentes.
A reunião também servirá para discutir a reforma tributária, considerada outra prioridade pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, após a aprovação da Previdência. Para debater o tema com os parlamentares, foi convidado o economista Bernard Appy, especialista na área.