quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

RELATOR DA ONU DIZ QUE RECOMENDAÇÃO DE BOLSONARO SOBRE GOLPE ‘É IMORAL ‘

Redação - 29/03/2019 19:45

O relator especial da Organização das Nações Unidas(ONU) , Fabián Salvioli, emitiu um comunicado nesta sexta-feira em que pede que o presidente JairBolsonaro reconsidere as recomendações lidas pelo seu porta-voz para comemorar no domingo o aniversário de 55 anos do golpe militar de 1964, o que depois o presidente chamou de “relembrar” . Salvioli é relator especial da Promoção da Verdade, Justiça, Reparação de Garantias de Não-Reincidência. Ele foi o destinatário deuma denúncia feita hoje mais cedo pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Instituto Vladimir Herzog (IVH) , que pediram ao relator que se posicionasse sobre o tema.

No comunicado, Salvioli classificou uma possível comemoração do golpe como “imoral e inadmíssivel em uma sociedade baseada nas regras da lei”. Para ele, “as autoridades têm a obrigação de assegurar que crimes tão horrendos (como os que aconteceram em meio ao regime militar) não sejam esquecidos nunca” e que ofereçam garantias para que eles não sejam “deturpados ou impunes”.

O relator especial disse ainda que está “profundamente preocupado” com as possíveis celebrações, uma vez que elas podem “levar a um processo de revitimização para aqueles que sofreram”. Entre os episódios que marcaram o regime militar brasileiro, Salvioli destacou a morte e o desaparecimento de 8 mil indígenas e 434 dissidentes políticos. Os dados foram levantados pela Comissão Nacional da Verdade, criada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e foram incluídos na denúncia enviada à ONU pela OAB e plo IVH.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.