Salvador ganhou hoje (28), às vésperas de completar 470 anos, o Programa de Recuperação e Humanização de Pontes e Viadutos. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (28), na primeira localidade a ser beneficiada: a Terceira Ponte, situada na Avenida Octávio Mangabeira, em Jaguaribe. A solenidade foi comandada pelo prefeito ACM Neto e pelo vice Bruno Reis, também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
O investimento no local será de R$1 milhão, de um total de R$5 milhões nesta fase inicial do programa. Na ocasião, o prefeito salientou que o principal ponto do programa é o caráter preventivo. “Já vimos acontecer diversos desastres no Brasil e no mundo inteiro de viadutos e pontes que desabam por falta de manutenção e apoio na infraestrutura. Salvador tem viadutos e pontes construídos há décadas e que não receberam o devido cuidado e manutenção. Estamos buscando o que há de mais moderno na técnica de engenharia e, a partir da identificação do laudo criterioso sobre cada um dos equipamentos, vamos selecionar as prioridades. A ideia é de que essa ação seja uma política permanente da Prefeitura”, afirmou o prefeito.
Coordenada pela Seinfra, a iniciativa terá a participação de diversos órgãos municipais e foi dividida em duas etapas, sendo a primeira delas a recuperação estrutural dos viadutos e pontes, para dar mais segurança aos transeuntes e veículos. Serão efetuados serviços para recompor as características técnicas iniciais com foco na recuperação das ferragens e do concreto, elementos fundamentais nas estruturas. A segunda etapa envolve a humanização das áreas localizadas embaixo dos equipamentos, transformando os locais em espaços de convivência e lazer.