sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

CASA CIVIL RECOMENDA EXTINÇÃO DE COLEGIADOS DO MEIO AMBIENTE

Redação - 26/03/2019 07:36

Em ofício encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, recomenda a análise de “extinção, adequação ou fusão” de 23 comissões, comitês, conselhos e grupos de trabalho ligados à pasta. O resultado da avaliação, solicitada no dia 8, deve ser entregue até esta quinta-feira (28). Segundo Lorenzoni, a medida “se coaduna com o objetivo do governo relacionado à diminuição da burocracia na administração pública, objetiva reduzir níveis e instâncias de decisões para viabilizar a modernização da gestão”. Em nota à Folha de S.Paulo, a Casa Civil respondeu que a medida se estende para todo o governo federal.

O chefe da Casa Civil propõe o encerramento dos colegiados que não se reuniram nos últimos 30 meses, aos quais qualificou como “paralisados”. É o caso de apenas dois dos 23 ligados ao Ministério do Meio Ambiente. No entanto, “aqueles classificados como ativos também devem ter avaliada a possibilidade de extinção”, caso abordem temas que não precisam de envolvimento de outros ministérios e entidades. Entre os colegiados “ativos”, mas que também estão ameaçados com a nova medida, estão grupos que estudam as mudanças climáticas e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Ao tomar posse do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles extinguiu a secretaria dedicada a políticas sobre mudanças do clima. O Conama tornou-se alvo de Salles na semana passada, quando os membros suplentes do conselho foram impedidos de participar de uma reunião extraordinária ao lado dos titulares, embora todos os 94 integrantes tenham direito a voto nas resoluções apresentadas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.