Prestes a lançar o edital para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, o governo baiano e os chineses, que demonstraram interesse no projeto estimado em mais de R$ 6 bilhões, correm para viabilizar uma estratégia de financiamento do negócio. O que se sabe até agora é que 70% do empreendimento deve ser financiado por um banco de desenvolvimento da China, naturalmente se o grupo do país asiático vencer a licitação. Ainda assim, não se sabe de onde viram os 30% restantes. Nos últimos dias, a turma bateu nas portas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), mas as tratativas esbarraram, de cara, em duas questões: o volume de recursos é muito alto e os chineses não apresentaram uma garantia para o volume de recursos solicitados. Olhando de longe, o caso lembra um pouco o da JAC Motors, que tentou sem sucesso se financiar pela Desenbahia. Esbarrou exatamente nas garantias. O outro projeto que foi levado ao BNB para a análise foi o do VLT do Subúrbio, estimado em R$ 1,6 bilhão. As informações são da coluna Farol econômico do correio da Bahia