sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.25 Dólar 5.6332

CONSELHO EUROPEU SE REÚNE PARA DECIDIR SE APROVA ADIAMENTO DO BREXIT

Redação - 21/03/2019 07:40 - Atualizado 21/03/2019

O Conselho Europeu se reúne nesta quinta-feira (21) para discutir se concede ao Reino Unido um adiamento do Brexit, permitindo que o país deixe o bloco no dia 30 de junho, em vez de 29 de março, como inicialmente previsto. A primeira-ministra britânica, Theresa May, irá a Bruxelas para participar do encontro. Para que a nova data seja aprovada, é preciso que todos os 27 integrantes da União Europeia concordem. Na quarta, data em que foi feito o pedido de May, o presidente do Conselho, Donald Tusk, disse acreditar que isso seria possível, desde que um acordo seja aprovado no Parlamento britânico.

No entanto, o fato de a carta da premiê apresentar um pedido de extensão de apenas três meses, sem qualquer garantia de que até o fim deste prazo exista realmente um acordo aprovado, ou nenhuma palavra sobre o que poderia acontecer caso o dia 30 de junho chegue sem qualquer mudança em relação ao quadro atual desagrada alguns membros da UE. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, disse nesta quarta ao parlamento francês que Paris está disposta a vetar o pedido nessas condições.

Le Drian disse que havia apenas duas maneiras de o Reino Unido deixar a UE: ratificando o acordo de retirada ou através de um Brexit sem acordo. Se o Parlamento não ratificar o acordo de retirada, “o cenário central é de um Brexit sem acordo”, disse, acrescentando ainda que “estamos prontos para isso”. De acordo com a BBC, também autoridades alemãs já afirmaram estar insatisfeitas com a proposta. Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, falando antes mesmo de ter acesso à correspondência enviada por May, se mostrou cético em relação à possibilidade de a União Europeia chegar a uma decisão imediata.

“A minha impressão é… que esta semana no Conselho Europeu não haverá decisão, mas que provavelmente teremos que nos reunir novamente na próxima semana, porque a Sra. May não tem acordo para nada, seja no seu gabinete ou no Parlamento. Enquanto não soubermos com o que o Reino Unido concorda, não podemos chegar a uma decisão”, afirmou, também segundo o “The Guardian”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.