sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COLUNA POLÍTICA: NO PAPO CORRERIA RUI MANDOU UM RECADO: “SOSSEGA LEÃO”

Redação - 21/03/2019 08:29 - Atualizado 21/03/2019

A fala do governador Rui Costa no  programa “Papo Correria” ontem à noite demonstrou  toda a tensão que existe atualmente entre os chamado “ruisistas” e os seguidores do vice-governador João Leão. Tanto Rui, quanto Leão negam qualquer tensão ou coisa parecida, e o vice-governador  se mostra afinado como o governador, mas nos bastidores a briga pelo cargos tem mostrado claramente essa tensão. O fato é que o partido do vice-governador se fortaleceu nas últimas eleições, ampliou o número de deputados e passou a comandar a Assembleia Legislativa. Fortalecido, o partido passou a exigir maior participação no governo e chegou a disputar com o PSD de Otto Alencar as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Resolvida a participação no secretariado, o PP passou então a disputar os cargos mais importantes no segundo escalão.

A indicação  do ex-deputado Luiz Augusto (PP), cujo nome já havia sido vetado para a Secretaria de Recursos Hidrícos,  para comandar a Cerb ou o Detran também não prosperou e deputados do PP demonstram nos bastidores certa insatisfação. Frente a postura mais incisiva do PP, que pode ter o seu maior líder elevado a categoria de governador, quando Rui se descompatibilizar para concorrer nas eleições de 2022, o governador tratou de por água na fervura e avisou no Papo Correria de ontem que pretende concluir seu mandato de governador.

A afirmação do governador pareceu extemporânea já que as eleições estão muito longe e o quadro político brasileiro ainda permanece indefinido, além disso, Rui Costa é hoje o quadro mais expressivo do PT no executivo, governando o principal estado conquistado, e dificilmente se retiraria do processo politico com tanta antecedência. Por isso tudo, o anúncio de que pretende concluir seu mandato como governador, pareceu mais um aviso do tipo “Sossega Leão” do que uma definição de futuro.(EP)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.