O prefeito ACM Neto (DEM) saiu em defesa do supremo Tribunal Federal (STF) após protestos contra a alta Corte, por conta da decisão da Corte de que a Justiça Eleitoral tem competência para julgar crimes comuns, não eleitorais, como corrupção e lavagem de dinheiro. O gestor afirmou que uma decisão da mais alta instância do poder judiciário brasileiro não pode ser usada como alvoroço política.
“Honestamente, eu sou respeitador da decisão do STF, sempre fui. Vocês nunca me viram aqui questionando uma decisão do poder judiciário. Penso que a decisão foi tomada pela maioria clara dos membros da mais alta Corte da Justiça do nosso país e eu acho que, portanto, que não deve se transformar em celeuma política. Da mesma forma que a gente tem que condenar eventuais pirotecnias que aconteçam do judiciário, nós não podemos aceitar que a sociedade queira a qualquer custo tutelar um poder que é independente e está ali investido com competência para fazer aquilo”, frisou o gestor, durante apresentação do lançamento da Operação Chuva 2019, nesta segunda-feira (18).
Para muitos, o resultado do parecer do Supremo foi considerado uma derrota para a Lava Jato, cujos procuradores temiam o esvaziamento da operação, já que a maioria dos processos ligados à operação envolve a associação entre caixa dois e crimes como corrupção e lavagem de dinheiro