sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

OTIMISMO RECUA ENTRE EMPRESÁRIOS BAIANOS EM FEVEREIRO

Redação - 15/03/2019 17:01 - Atualizado 17/03/2019

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, apresentou, em fevereiro, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Em fevereiro, logo após o avanço em janeiro e o melhor patamar desde novembro de 2012, o referido indicador recuou. Apesar do ajuste no mês, as expectativas continuaram indicando otimismo no meio empresarial baiano.

O ICEB marcou cinco pontos, piora de 49 pontos em relação ao registrado em janeiro (54 pontos). Antes desses dois meses, entretanto, a última ocorrência positiva do indicador havia sido em abril de 2013 (43 pontos). A expectativa geral do empresariado baiano, assim, permaneceu na zona de Otimismo Moderado pela segunda vez consecutiva.

A piora observada do nível de confiança evidenciou o retrocesso no indicador de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária, com queda de dez pontos; Serviços, de 63 pontos; e Comércio, de 93 pontos. Por outro lado, a Indústria avançou dois pontos. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de um único setor em fevereiro: Serviços.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.