sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BOLSA FECHA ACIMA DE 99 MIL PONTOS PELA PRIMEIRA VEZ

admin - 15/03/2019 18:20 - Atualizado 17/03/2019

O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira e acima dos 99 mil pontos pela primeira vez na história, favorecido pelo viés benigno em praças acionárias no exterior e perspectivas positivas para a agenda econômica do governo. Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,54 por cento, a 99.136,74 pontos, mais uma vez frustrando apostas mais otimistas de que chegaria a 100 mil pontos na sessão. Na máxima, o índice alcançou 99.393,33 pontos. O volume financeiro atingiu 17,9 bilhões de reais.

Na semana, o Ibovespa acumulou acréscimo de 3,96 por cento. Em Wall Street, os ganhos encontraram suporte com confiança em relação às negociações comerciais entre Estados Unidos e China. A agência de notícias Xinhua noticiou conversa telefônica entre representantes dos dois lados, citando progressos significativos. O S&P 500 fechou em alta de 0,5 por cento e teve a melhor semana do ano. No Brasil, repercutiu positivamente o desfecho de leilão de três lotes de aeroportos nesta sexta-feira, no qual o governo federal levantou 2,377 bilhões de reais em valor de outorga mínima após certame acirrado. Agentes de mercado consideraram o leilão um sucesso, que serve como termômetro do interesse de investidores no país. As atenções agora estão voltadas para o leilão da concessão da ferrovia Norte-Sul no final do mês.

“O Brasil hoje teve um bom dia, cenário externo bom, reforma da Previdência caminhando conforme esperado, mas com riscos ainda a serem monitorados”, afirmou o gestor de portfólio Guilherme Foureaux, sócio na Paineiras Investimentos. Ele ressaltou que as incertezas não vão sumir da noite para o dia e nem o mercado vai esperar 100 por cento de aprovação da reforma da Previdência para seguir sua trajetória positiva, e destacou que há outros fatores indicando retomada da economia. “Há uma fissura dos 100 mil pontos…mas eu vejo apenas como um número. O que muda?”, acrescentou.

A última sessão da semana também foi marcada por ajustes antes do vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista na segunda-feira, que tem entre as séries mais líquidas papéis com relevante peso na composição do Ibovespa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.