sexta, 17 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.14

PESQUISA REVELA QUE FALTA DE UM PARCEIRO OU DE UM RELACIONAMENTO ESTÁVEL SÃO OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA MULHERES BUSCAREM AS TÉCNICAS DE CONGELAMENTO DE ÓVULOS

Redação - 12/03/2019 13:59

“Há algum tempo, as jovens tornavam-se mães por volta dos 20 anos de idade. Nos dias atuais, com a ascensão do sexo feminino no mercado de trabalho, muitas mulheres têm seu primeiro filho após os trinta e cinco anos. Uma alternativa para aumentar as chances de uma gravidez futura, numa idade um pouco mais avançada, é o congelamento de óvulos através da técnica chamada de vitrificação”, explica o médico baiano Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana. As técnicas de congelamento de óvulos e de sêmen estão cada dia mais eficazes e são indicadas para preservar a fertilidade nos casos de maternidade tardia, tratamentos oncológicos e vasectomia.

 A busca pelas técnicas de congelamento de óvulos chegou a triplicar nas clinicas de reprodução assistida do país. Um estudo realizado na Universidade Yale (EUA) revelou que a falta de um parceiro ideal ou de um relacionamento estável têm sido as principais causas pela procura das técnicas de preservação da fertilidade por parte das mulheres. A pesquisa, apresentada no último meeting anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, mostrou que de 150 mulheres que optaram por congelar óvulos, 85% delas estavam solteiras por não encontrarem um parceiro ideal e 15% não tinham um relacionamento estável ou seus parceiros não demonstravam interesse na paternidade.

 A preservação da fertilidade, especialmente do sexo feminino, pois a mulher perde sua capacidade de ter filhos com a idade, é  um dos grandes desafios da medicina reprodutiva. Segundo o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor do Cenafert (Centro de Medicina Reprodutiva) e da Insemina Centro de Reprodução Humana, a preservação da fertilidade é a forma indicada através de técnicas de criopreservação (congelamento) de armazenar gametas (óvulos e espermatozoides) para que sejam usados no momento adequado para ter filhos.  O congelamento de óvulos possibilita que as mulheres adiem a gestação e ainda que engravidem utilizando os próprios gametas até mesmo numa idade mais avançada. No caso dos homens, a técnica de congelamento de sêmen é indicada, principalmente, para aqueles que estão planejando uma vasectomia ou que são diagnosticados com um câncer de próstata ou testículo, já que alguns tratamentos oncológicos podem afetar a fertilidade.

“Até algum tempo atrás, as jovens tornavam-se mães por volta dos 20 anos de idade. Nos dias atuais, com a ascensão do sexo feminino no mercado de trabalho, muitas mulheres têm seu primeiro filho após os trinta e cinco anos. Uma alternativa para aumentar as chances de uma gravidez futura, numa idade um pouco mais avançada, é o congelamento de óvulos através da técnica chamada de vitrificação”, explica o especialista.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.