Já imaginou uma lixeira com sensor inteligente que avisa automaticamente que está cheia e precisa ser recolhida pela empresa responsável? O exemplo é hipotético, mas serve para mostrar o tipo de solução inovadora que poderia disputar uma vaga na chamada temática Cidade Conectada. Lançada nesta segunda-feira (11), em evento no Hub Salvador, no Comércio, a iniciativa busca projetos de tecnologia que melhorem a conexão entre cidadãos, poder público e veículos de comunicação.
Com inscrições abertas até o dia 25 de abril, a Cidade Conectada vai selecionar até cinco empreendedores de todo o Brasil que apresentem soluções inovadoras para quatro temas: Internet das Coisas (IoT) para conectividade; universalização do acesso à internet; transparência; e engajamento do cidadão. Os projetos vencedores receberão R$ 150 mil, cada, e deverão ser executados em Salvador numa duração máxima de 12 meses.
Divulgada durante o Startup Europe Week 2019, evento que aconteceu simultaneamente em mais de 300 cidades do mundo, a Cidade Conectada é a quarta chamada lançada pelo Edital de Inovação para a Indústria. Promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a iniciativa tem parceria com o jornal Correio e Senai/Cimatec.
“A gente quer entender se o ecossistema também está junto com a gente pensando soluções para essas áreas”, ressaltou o secretário titular da Secis, André Fraga, que destacou o papel do poder público de catalizador do processo. “Um resultado importante que vejo, e que talvez não seja muito tangível nesse momento, é o processo de aprendizado pelo qual passam esses empreendedores”, completou. (Correio)