sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BOLSONARO CONVOCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM MINISTROS PARA DEBATER CRISE NA VENEZUELA

admin - 22/02/2019 16:46

O presidente da República, Jair Bolsonaro , convocou para a tarde desta sexta-feira uma reunião com titulares e representantes de dez ministérios para discutir a crise naVenezuela. O governador de Roraima, Antonio Denarium , participará por vídeo conferência. A fronteira foi fechada na noite de quinta-feira  pelo presidente Nicolás Maduro , mas o governo brasileiro manteve intacto até agora o plano de levar ajuda até Pacaraima (RR), cidade que faz divisa com a Venezuela, neste sábado.

Participarão da reunião convocada pelo presidente os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Fernando Azevedo (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Floriano Peixoto (Secretaria-Geral). Também estarão presentes três secretários executivos de outras pastas: Luiz Pontel (Justiça), Otávio Brandelli (Relações Exteriores),  Marcelo Sampaio (Infraestrutura).

O governo brasileiro decidiu manter a oferta de ajuda com o mesmo cronograma planejado antes da decisão de Maduro. Um avião com mantimentos, inclusive, já chegou a Boa Vista (RR). Pelo acordo do Brasil com o presidente da Assembleia Nacional e autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, caberá aos venezuelanos virem até Pacaraima, em Roraima, para receber a ajuda. O fechamento da fronteira deixou um clima tenso na região e duas pessoas morreram em confrontos entre forças venezuelanas e moradores de uma  comunidade indígena a 70 km da fronteira brasileira.

— Nós vamos determinar agora algumas ações. Por enquanto está mantida a ajuda humanitária e nós vamos definir situações e como as estratégias serão executadas — disse o governador de Roraima ao Globo antes de entrar para a videoconferência. Na noite de quarta-feira, Maduro já começara a mobilizar tropas e veículos militares na fronteira entre seu país e o Brasil, reagindo ao inesperado anúncio de participação brasileira na entrega da ajuda.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.