sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

BOLSONARO DIZ QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA É FUNDAMENTAL PARA NÃO QUEBRAR O SISTEMA

Redação - 21/02/2019 07:13

O presidente Jair Bolsonaro foi a TV falar para os brasileiros sobre a proposta da presidência apresentada ontem a câmara federal. Bolsonaro afirmou em um pronunciamento exibido nesta quarta-feira (20) na TV que a reforma da Previdência Social é fundamental para o sistema não quebrar. Disse também que a mudança será “justa” e “para todos”. Mais cedo, nesta quarta, Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata das mudanças no sistema previdenciário. “Hoje, iniciamos o processo de criação de uma nova Previdência. É fundamental equilibrarmos as contas do país para que o sistema não quebre, como já aconteceu com outros países e em alguns estados brasileiros”, afirmou.

De acordo com o presidente, é preciso garantir que todos recebam a aposentadoria “em dia” e que o governo consiga ampliar a capacidade de investir na melhoria da qualidade de vida da população. “A nova Previdência será justa e para todos, sem privilégios”, destacou. Bolsonaro entrega ao Congresso proposta do governo de reforma da Previdência. Entregue ao Congresso nesta quarta, a proposta começará a tramitar na Câmara dos Deputados. Pelas regras regimentais, o texto passará primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisará se a proposta fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito da reforma. Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade, será criada uma comissão especial de deputados para discutir, então, o mérito da proposta.

Se for aprovada na comissão especial, a PEC seguirá para votação no plenário da Câmara, onde precisará do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513), em dois turnos de votação. Se for aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.