sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PESQUISA APONTA:  32% DOS GESTORES AVALIAM  SUAS EMPRESAS

Redação - 15/02/2019 11:30 - Atualizado 15/02/2019

Que 2019 vai exigir mudanças por parte das empresas e seus gestores, boa parte dos analistas e especialistas já sabem. A Ancona Consultoria, que tem mais de 25 anos de experiência na gestão de negócios, resolveu iniciar o ano com a realização de uma pesquisa de opinião para entender como as empresas vão lidar com esse cenário: um novo ano, sob um novo governo, com as expectativas de melhora na economia, etc. O estudo foi elaborado tomando por base os quatro pilares estratégicos e de gestão que norteiam a consultoria comandada por Paulo Ancona: inteligência, negócios, conhecimento e crescimento. Foram ouvidas 150 empresas de médio porte, de todos os segmentos de atuação, que responderam 18 perguntas. “Com base nas respostas, elaboramos uma fotografia deste momento”, explica o consultor.

A primeira pergunta da pesquisa teve relação com o planejamento para 2019. 76% dos entrevistados não realizaram pesquisas sobre o mercado, fator considerado preocupante pelo time da consultoria. Porém, 74% lançarão novos produtos neste ano; 67% vão promover mudanças no conceito do negócio e 66% alteraram ou alterarão a estratégia de comunicação e marketing. “A maioria das empresas não realizou pesquisas sobre o mercado, sobre os concorrentes ou junto ao seu público alvo, mas grande parte está preocupada em alterar seu mix de produtos, seu conceito de negócio e/ou sua estratégia de comunicação. Com base em que estão tomando decisões? Como saber se irão atingir o público correto sem analisar o mercado previamente, em sua maior totalidade?”, questiona Ancona.

Para o especialista em gestão de negócios, existe um erro inicial na maioria das empresas em tomar decisões e desencadear ações sem o devido planejamento. Ele explica que é preciso se debruçar para fora dos muros da empresa antes de se tomar decisões. “Existem ferramentas e metodologias adequadas que evitam decisões que muitas vezes podem ser erradas e agravar eventuais problemas já existentes”, explica.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.