As vendas no varejo brasileiro avançaram 2,3% em 2018, sendo o melhor resultado desde 2013, informou nesta quarta-feira o IBGE. Embora ainda haja espaço para recuperar perdas dos anos de 2015 e 2016, é esperado que o setor ainda avance mais, especialmente. De acordo com o instituto, os grupos que tiveram comportamento positivo foram o de supermercados, alimentos, bebidas e fumos, o de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos e o de outros artigos de uso pessoal e doméstico.
Muito voltado ao consumo, pequenos e médios varejistas devem se beneficiar da toada de retomada neste ano. “Com o aumento da confiança do consumidor na economia, os gastos das famílias devem gerar retornos positivos para os varejistas”, avalia Henrique Carbonell, empresário franqueado da rede O Boticário e sócio-fundador da plataforma de gestão financeira Finanças 360º.
Carbonell aponta que os empresários, sobretudo os de pequeno porte, que atuam nas áreas de moda, beleza, cosméticos e artigos pessoais podem sentir os impactos positivos ao longo do ano, uma vez que as característica de consumo desses itens são tidos como essenciais.