Estima-se que na América Latina 25% dos animais de estimação vivem em situação de abandono caracterizada por desnutrição, tortura física e isolamento. Mas uma cidade do Equador, chamada Babahoyo, encontrou uma maneira de ajudar os animais abandonados nas ruas com um projeto piloto.
Enquanto as políticas públicas não resolvem a situação, protótipos de pequenos abrigos temporários com design para cães e gatos foram colocados nas ruas pela Natura Futura Arquitetura. São refúgios de 60 centímetros quadrados construídos em madeira, protegidos contra a água da chuva por pequenos beirais, que ajudam a ter ventilação cruzada.
E se depender da boa vontade dos vizinhos, os animais não passam fome: uma bandeja para comida é colocada ao lado da água para ser reabastecida por quem se compadece da situação. A ideia dos abrigos é criar a consciência de acolher e cuidar desses animais até que encontrem um lar para viver.
Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.