sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

IPTU:DECISÃO DO TJ É SOBRE CASO ISOLADO

Redação - 14/02/2019 18:45 - Atualizado 14/02/2019

A Procuradoria-Geral da Prefeitura de Salvador informa que a decisão da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, que sinalizou ser inconstitucional o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU), não afeta as leis tributárias municipais e não tem também eficácia geral.

De acordo com a Procuradoria, a decisão se refere apenas a um imóvel específico, ainda passível de recursos tanto no próprio Tribunal de Justiça como no Supremo Tribunal Federal.

A Procuradoria ressalta ainda, que recebeu com “estranheza” o julgamento da Primeira Câmara do TJ, porque todos os processos que tratam da inconstitucionalidade das leis municipais do IPTU estão suspensos por determinação do próprio TJ, até que haja pronunciamento do Tribunal Pleno, colegiado máximo que tem a competência para analisar as questões.

“Na avaliação da Procuradoria, a expectativa é de o Pleno confirmar por maioria absoluta a existência de constitucionalidade das leis municipais que versam sobre o IPTU, com exceção da possibilidade de fixação de alíquotas superiores a 3%”. “Por fim, a Procuradoria informa que não foi notificada e muito menos teve acesso ao teor do julgamento da Primeira Câmara e que a decisão de hoje não tem nenhum efeito sobre os contribuintes”, concluiu a nota.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.