terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

WHATSAPP ALERTA PARA ABUSOS NA CAMPANHA ELEITORAL DA ÍNDIA

Redação - 11/02/2019 09:42 - Atualizado 11/02/2019

Partidos políticos da Índia estão violando as regras de uso do WhatsApp na campanha para a eleição do país, que se realiza entre abril e maio, segundo informou um executivo do aplicativo de mensagens à agência Reuters. O WhatsApp não quis especificar as violações nem identificar os partidos envolvidos, mas informou que há uma preocupação crescente de que integrantes das campanhas estejam usando sistemas automatizados para fazer disparos em massa de mensagens ou para espalhar fake news.

O aplicativo é um dos principais recursos usados pela campanha do BJP, partido do atual primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e da principal legenda adversária, o Congresso, que se acusam mutuamente de espalhar notícias falsas para influenciar eleitores. “Vimos muitos partidos tentando usar o WhatsApp para fins que não são os previstos pela empresa, e nossa mensagem firme para eles é: se usarem nosso serviço desse jeito, serão banidos da plataforma”, disse Carl Woog, diretor de comunicações do WhatsApp, à imprensa.

O caso é semelhante ao ocorrido na eleição brasileira de 2018, quando reportagens do jornal Folha de S. Paulo revelaram que empresários impulsionaram disparos durante a campanha do ano passado.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.