Dez editais já foram publicados pelas Forças Armadas (três pela Marinha e sete pela Aeronáutica) neste ano e são opções para quem quer iniciar uma carreira militar. São 1.685 oportunidades de níveis fundamental, médio e superior, desejadas por muitos.
— O numero razoável de vagas abertas com uma frequência anual é um atrativo para os candidatos, já que dá um pouco mais de segurança na hora de estudar. E os conteúdos são sempre os mesmos. Então, não passando de primeira, a preparação deles pode continuar — afirma Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.
Mas a professora Cristina Castanheira, do Progressão Autêntico, alerta que é preciso ter um certo perfil para ser feliz com essa escolha:
— Até mesmo na turma do preparatório, a gente percebe quem tem ou não o perfil. Pois é preciso ser disciplinado, cumprir o cronograma e as ordens que passamos em sala. Se não consegue fazer isso, não vai ser feliz na vida militar — explica Cristina.
Durante o ano, diversos outros concursos para quem quer uma carreira militar ou trabalhar na área temporariamente são abertos. Além de requisitos de escolaridade e idade, as seleções podem estipular alturas mínimas e máximas. Por isso, é sempre necessário ler o edital com atenção antes de se inscrever.