sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

UTI CIRÚRGICA DO ROBERTO SANTOS ZERA ÍNDICE DE CONTAMINAÇÕES

Redação - 07/02/2019 16:11

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cirúrgica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, registrou, no fim de janeiro, 100% de redução de contaminações relacionadas à assistência à saúde. Integrante do projeto colaborativo ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’, desde 2017, a unidade é uma das quatro representantes da Bahia na ação.

Inicialmente, o objetivo era alcançar 50% de redução, como explica a coordenadora da UTI Cirúrgica do HGRS, Indaiane Abade. “Até 2020, precisávamos reduzir pela metade os índices de infecção relacionada ao uso do cateter central, de sonda vesical e também entubação orotraqueal. Conseguimos zerar essas infecções por corrente sanguínea. Estamos há um ano sem registro de infecção de trato urinário e nós conseguimos, há seis meses, zerar também casos de pneumonia associada à ventilação mecânica”, afirma.

Há seis dias na UTI Cirúrgica, José Perpétuo, 100 anos, recebe a visita da filha, a dona de casa Alvina Piedade, diariamente. Ela assegura que “conforme fui ensinada pelo pessoal, só entro no quarto com as mãos bem lavadas e evito tocar em qualquer objeto de fora”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.