As equipes do Serviço Social e de Psicologia do Hospital Alayde Costa, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente – NEP, está desenvolvendo rodas de conversas com os usuários da unidade. Com a roda de conversa, é reforçada a importância do acolhimento, iniciando na chegada ao hospital, durante a visita e pós-visita, enfim, em todos os momentos.
O acolhimento é um modo de desenvolver os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários.
De acordo com a assistente social Elinilce Alcântara, a oportunidade da roda permitiu “discutirmos com os familiares e os demais presentes sobre acolhimento às normas e rotinas do HAC, como diretriz e dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH). Foi um momento de compartilhamento e, principalmente, de escuta.
Juliana Trindade, psicóloga da unidade, falou da importância da roda de conversa. “Esse momento com os familiares é essencial para a troca de informações, sanar dúvidas e mostrar que os pacientes são acolhidos, assim como os acompanhantes. Nosso trabalho é buscar a recuperação do paciente e amenizar a angústia que eles sentem por estar longe do seu lar”.
Maria Amélia Santos participou da roda de conversa e falou sobre a satisfação de ouvir esclarecimentos da equipe. “Fiquei ansiosa quando me chamaram para uma roda de conversa, não sabia do que se tratava mas, ao ouvir a equipe, gostei muito, porque percebi que eles se preocupam com os pacientes e também conosco, que somos acompanhantes. Parabéns a todos por esse momento!”, disse.