quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

POR QUE AS MULHERES VESTIRAM BRANCO NO DISCURSO?

Redação - 06/02/2019 13:22 - Atualizado 06/02/2019

O número de congressistas mulheres vestidas de branco chamou atenção durante o discurso sobre o Estado da União do presidente americano Donald Trump na madrugada desta quarta-feira, 6. Até mesmo a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, seguiu a tendência. As roupas da mesma cor não foram uma coincidência e sim uma homenagem ao movimento sufragista, que lutou pelo direito de voto das mulheres. O ano de 2019 marcará o aniversário de 100 anos da aprovação da 19ª emenda à Constituição dos EUA, que garantiu este direito para as americanas.

A iniciativa foi uma ideia da deputada da Flórida Lois Frankel, líder do grupo de mulheres democratas na Câmara, que convocou na semana passada suas colegas para usarem o “branco sufragista” para passar a mensagem de que elas não abrirão mão de seus direitos já conquistados. A homenagem também serviu como uma espécie de agradecimento ao número recorde de mulheres eleitas para o Congresso dos Estados Unidos nas últimas eleições. No total, 127 parlamentares mulheres venceram as eleições legislativas – 102 para a Câmara e 25 para o Senado. O número de candidatas – 237 – também foi o maior de todos os tempos.

Durante seu discurso, Trump provocou a reação do grupo de mulheres congressistas quando afirmou que “todos os americanos devem estar orgulhosos por ter cada vez mais mulheres trabalhando”. O presidente disse que as mulheres ocuparam 58% dos novos empregos no último ano e prometeu que seu governo lançará uma iniciativa a favor do emprego delas nos países em desenvolvimento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.