Se você procura uma opção saudável e nutritiva, experimente a receita da Vânia Cláudia Barros Monteiro, coordenadora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). O rendimento é de 8 porções e leva 1h30 para ficar pronta.
Massa
100 g de farinha de trigo (2/3 xicara de chá);
100 g de farinha de trigo integral (2/3 xicara de chá);
50 g de farinha de aveia (2/3 xicara de chá);
3 g de sal (1 colher de chá rasa);
125 g de manteiga sem sal;
1 colher de sopa de água;
1 ovo.
Recheio
3 ovos;
200 ml de creme de leite fresco ou UHT;
100 ml de leite integral;
1 unidade de brócolis pré-cozido;
1 unidade de alho poro fatiado e higienizado;
150 g de muçarela;
50 g queijo parmesão ralado;
folhas de manjericão fresco;
2 colheres de sopa de azeite;
sal e pimenta do reino.
Modo de preparo
Massa
1 Em um recipiente ou bancada misture as três farinhas com o sal e adicione a manteiga gelada cortada em cubos pequenos. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione o ovo misturado com a água e misture (sem sovar). Envolva a massa em filme plástico e leve para gelar por no mínimo 30 minutos.
2 Abra a massa sobre dois plásticos ou diretamente na forma (essa massa é extremamente macia devido a quantidade de gordura).
3 Disponha a massa em uma forma de fundo falso (28 cm). Por cima da massa coloque uma folha de papel alumínio ou papel manteiga e cubra com feijão ou arroz cru e leve para assar em forno pré-aquecido 180º C por aprox. 20 minutos ou até a massa firmar.
Recheio
1 Em uma panela refogue o alho-poró no azeite, junte o brócolis cozido e tempere com o sal e pimenta do reino. Reserve até esfriar.
2 Em uma tigela misture os ovos com o creme de leite, o leite e o manjericão picado com um fouet ou garfo e tempere com o sal e pimenta.
3 Disponha a muçarela ralada ou picada na faca na massa já fria e despeje a mistura de ovos.
4 Espalhe o refogado de brócolis e alho-poró e salpique o parmesão, leve para assar por aproximadamente 40 minutos em forno pré-aquecido 180º C.
Dica
1 O feijão ou arroz cru não deixa a massa crescer. Depois que a massa semi-assar, retire o papel e os grãos e use somente para essa finalidade.