segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4648 Dólar 5.0785

ALCOLUMBRE DEFENDE VOTO ABERTO PARA VOTAÇÃO NO SENADO

Redação - 02/02/2019 08:47 - Atualizado 07/02/2019

Pivô do tumulto que gerou a suspensão da eleição para a presidência do Senado, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou nesta sexta-feira (1º), ao final da sessão, que a sociedade tem que se “insurgir” caso algum parlamentar derrube o resultado da votação que estabeleceu voto aberto para a escolha do novo presidente da Casa. A reunião durou cerca de cinco horas e será retomada neste sábado (2) às 11h. Os senadores decidiram, por 50 votos a 2 (1 abstenção; 28 não votaram), realizar uma votação aberta e nominal na eleição que definirá o sucessor do senador Eunício Oliveira (MDB-CE) no comando da Casa. Com a votação aberta, o voto de cada parlamentar será divulgado.

Davi Alcolumbre assumiu a presidência da sessão desta sexta-feira em razão de ser o único integrante da última gestão da Mesa Diretora que permanece com mandato de senador. Os outros dirigentes da antiga gestão – entre os quais Eunício Oliveira – não se reelegeram em outubro. Já Alcolumbre está no meio do mandato de oito anos. “O presidente que assumir a presidência e revogar a decisão de 50 senadores, aí a sociedade brasileira tem que se insurgir contra esse político que vai contra os desejos do povo brasileiro e a vontade soberana de 50 senadores de 80”, declarou Alcolumbre após suspender a sessão.

Adversários de Renan Calheiros acreditam que a votação aberta pode prejudicar a tentativa do emedebista de retornar para a presidência do Senado pela quarta vez. Na avaliação desses parlamentares, a divulgação nominal dos votos poderia constranger aliados do senador de Alagoas a votarem nele por conta de todas as polêmicas e denúncias de corrupção que ele se envolveu nos últimos anos. Mesmo com a derrota na escolha do tipo de votação, aliados de Renan, como o senador Eduardo Braga (MDB-AM), não reconheceram o resultado, argumentando que o regimento interno da Casa prevê que, para alterar as regras – e, por exemplo, fazer uma eleição aberta –, deveria ter ocorrido unanimidade. Porém, dois senadores votaram contra a votação aberta.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.