sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CAMPANHA INTENSIFICA COMBATE AO TRANSPORTE ESCOLAR CLANDESTINO

admin - 01/02/2019 19:20 - Atualizado 01/02/2019

Uma campanha de combate ao transporte escolar clandestino foi iniciada na manhã desta sexta-feira (1º), com o objetivo de alertar e conscientizar os pais e os donos de escolas sobre a importância de contratar os serviços de transporte escolar credenciados e vistoriados, conforme o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), por meio da Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), e em parceria com o Sindicato de Transportadores Escolares e Turístico do Estado da Bahia (Sintest-Ba).

No primeiro dia, a ação contou com a distribuição de panfletos informativos e abordagens dos agentes de transporte na região dos Barris. Os agentes reforçaram a importância de o transporte escolar ser realizado por veículos que possuam toda condição operacional necessária para oferecer a segurança dos alunos.

“Esse é um trabalho de conscientização e prevenção. Quando os pais ou responsáveis contratam o serviço de transporte regularizado e credenciado pela Prefeitura, é porque esse veículo foi vistoriado e atendeu aos requisitos de segurança, documentação e higiene. Isso evita que a vida dessas crianças sejam colocadas em risco e garante a segurança e proteção desses menores”, afirma o titular da Semob, Fábio Mota.

A presidente do Sintest-Ba, Simone Rosa, conta que já presenciou casos de crianças serem transportadas em porta-malas de veículos e reforça a necessidade da denúncia, que pode ser feita através do Fala Salvador, no telefone 156. Além disso, ela dá algumas dicas para identificar um transporte clandestino. “Geralmente são carros de passeio, em algumas situações até carros maiores, que não são padronizados. Não possuem a faixa amarela indicando que se trata de um transporte escolar, nem o número do alvará que é gerado pela Semob”, alerta.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.